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→ Dieta Proteína Cardápio Melhores Alimentos【LISTA ATUALIZADA】

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Benefícios de saúde de proteínas incluem produção e bom funcionamento de enzimas e hormônios e fornecer a saúde celular e muscular.

Facilita o transporte molecular, reparação e regeneração celular e fornece suporte mecânico e estrutural aos ossos e pele.

O consumo de proteína adequada garante forte defesa imunológica, eficiente sinalização de nervos e impulsos, cabelo saudável e manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo.

Proteína suplemento também pode se transformar em um fornecedor de energia quando exigido pelo corpo.

As proteínas são um grupo de compostos biológicos que estão presentes em cada célula viva, órgão e tecido do corpo.

É lá na forma de enzimas, anticorpos, hormônios e muito mais. Significado “primeiro” ou “de importância primordial” em grego, as proteínas participam em todos os processos celulares que ocorrem no corpo.

As proteínas alimentos são responsáveis pela formação, regulação, reparação e proteção do corpo de cada organismo.

Ele executa uma série de funções dentro de seres vivos, incluindo a catálise de enzimas, a comunicação de replicação de DNA e coordenação dentro das células, transporte molecular de um local para outro.

 

→ CARDÁPIO COMPLETO FINAL DO ARTIGO

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(VÍDEO) → Alimentos Ricos em Proteínas. Lista Atualizada

 

→ CARDÁPIO NO FINAL DO ARTIGO

 

Fontes De Proteínas

Boas fontes de proteínas não são difíceis de encontrar tanto para vegetarianos e não-vegetarianos.

Os vegetarianos podem escolher entre nozes, sementes, produtos de soja como tofu, produtos lácteos e leguminosas, incluindo variedade de feijão, como feijão pinto, feijão, grão de bico e ervilhas.

Os comedores de carne podem escolher entre ovos, peru, carne magra cozida e peixe.

 

Tipos De Proteína

As proteínas podem ser classificadas em três grupos principais:

Proteínas globulares: proteínas globulares trabalham no ambiente de água como anticorpos e enzimas.

As proteínas da membrana: As proteínas da membrana trabalham na membrana celular e desempenham funções como transporte de membrana e de sinalização.

As proteínas fibrosas: proteínas fibrosas são proteínas estruturadas, que são encontrados nos músculos, osso, ligamentos, tais como queratina, que está presente nas unhas, cabelo ou colágeno, que está presente na pele.

 

O Que São Aminoácidos?

Proteínas consistem em múltiplas cadeias de aminoácidos e são considerados os blocos de construção da nossa vida.

Digestão ou quebra de exemplos de proteína produz uma gama de aminoácidos que é utilizado pelo nosso corpo para o crescimento global, tecidos e reparação de quebrar de alimentos.

 

Tipos De Aminoácidos

Os aminoácidos podem ser divididos em três grupos:

Aminoácidos essenciais: Estes aminoácidos não podem ser sintetizados pelo organismo e devem ser fornecidos através do alimento.

Existem nove aminoácidos essenciais, nomeadamente a histidina, a isoleucina, a leucina, o lecione, a metionina, a fenilalanina, a treonina, o triptofano e a valina.

Aminoácidos não essenciais: Estes aminoácidos são formados pelo corpo quer pela degradação das proteínas ou dos aminoácidos essenciais.

Alaninas, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico são aminoácidos não essenciais.

Aminoácidos condicionais: Estes aminoácidos são essenciais apenas durante o estresse ou doença.

Os aminoácidos condicionais são arginina, cisteína, glutamina, glicina, ornitina, prolina, serina e tirosina.

 

Valor Nutricional Das Proteínas

A quantidade de aminoácidos presentes nas proteínas determina o valor nutricional de uma proteína que pode variar para diferentes alimentos.

Por exemplo, produtos de soja e proteínas animais contêm todos os aminoácidos essenciais enquanto que as proteínas vegetais são geralmente deficientes em poucos aminoácidos.

É aconselhável para as pessoas seguindo estritamente dieta vegetariana ou vegana para incluir e combinar vários alimentos com uma gama de aminoácidos para cumprir sua exigência diária.

 

Benefícios para A Saúde Das Proteínas

Saúde muscular: As proteínas desempenham um papel importante na contração e coordenação muscular.

As proteínas são presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornecer a estrutura muscular.

O crescimento muscular depende da adequação das proteínas no corpo. É extremamente importante para criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteínas musculares e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de desagregação das proteínas musculares varia dependendo de condições específicas, por exemplo, a exigência de proteína é diferente durante a velhice, quando a avaria dos músculos acelera e é diferente para os treinadores de força que também precisa considerar timing perfeito juntamente com a quantidade de proteína ingestão.

Defesa imunológica: As proteínas são vitais para a construção mais forte corpo sistema.

A imunológico funciona um mecanismo de auto-defesa e se protege de várias infecções e doenças com a ajuda de anticorpos.

Estes anticorpos são proteínas específicas que têm a capacidade de detectar elementos estranhos também conhecidos como antigênios.

O organismo responde aos antigênios pela produção de anticorpos específicos e desativa-o.

Sinalização do nervo: Outra importante tarefa desempenhada pelas proteínas é o bom funcionamento do sistema nervoso.

O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é disparado e por sua vez responde com uma reação apropriada.

Os locais receptores presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta imediata compreendem complexos de proteínas.

Estas proteínas receptoras auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regulam o sistema nervoso central.

Equilíbrio do fluido: O equilíbrio e a regulação dos fluidos presentes no corpo são outra tarefa crítica desempenhada pelas proteínas atribuindo seu efeito na osmose.

Como a água é atraída para a proteína função, melhor a quantidade de proteínas dentro de uma célula, mais equilibrada seria o teor de água presente nele.

A queda nos níveis de proteínas resulta em desequilíbrio de fluidos, o que pode levar ao desvio da acidez ou valor de “ph” no corpo do intervalo normal.

Desequilíbrio do líquido no sangue pode resultar em vazamento de líquido nos vasos sanguíneos e se acumular nos tecidos causando edema.

O equilíbrio do fluido no corpo também é importante para outras funções, como o funcionamento dos músculos e células nervosas.

Fonte de energia: As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia.

O consumo da dieta que não fornece energia suficiente para o corpo, como durante a fome ou programas de perda de peso faz com que o corpo use suas próprias proteínas funcionais, a fim de compensar.

Como o corpo não armazena proteínas extras, enzimas e proteínas musculares quebram para baixo para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células.

Cabelo saudável: Proteínas ajuda na manutenção de cabelos saudáveis e protege-los de danos.

Estudos conduzidos a este respeito têm defendido o papel das proteínas como um modulador do crescimento do cabelo.

Atribuindo a estes efeitos benéficos, as proteínas são amplamente utilizadas na fabricação de produtos para o cuidado do cabelo, tais como condicionadores.

Enzimas e hormônios: As enzimas são catalisadores de proteínas que desempenham um papel importante em todos os processos bioquímicos e reações que ocorrem no corpo.

Sem alterar-se, estas enzimas aceleram a taxa de todos os eventos químicos.

O desempenho dos processos químicos depende da medida das enzimas presentes no corpo.

Taxa mais lenta de reações e processos indicam um déficit de enzimas necessárias no corpo.

Várias hormonas de proteína tais como insulina, hormona de crescimento e glucagon também compreendem aminoácidos que desempenham um papel importante em várias funções que funcionam no corpo.

Transporte Molecular: Outra grande tarefa realizada por proteínas é o transporte e armazenamento de várias substâncias através das membranas celulares.

Isso é vital para o bom fluxo de sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nos glóbulos vermelhos é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina.

 

Outra proteína chamada ferritina é responsável pelo armazenamento de ferro e sangue no fígado.

Pele saudável: As proteínas também são responsáveis por estender o suporte mecânico e força para vários tecidos que sofrem de constante desgaste como a pele.

O colágeno é uma proteína bioquímica fibrosa importante e abundante que fornece força para as células, tecidos e órgãos, como a pele, que precisa ser revitalizada em uma base contínua.

Um estudo conduzido em indivíduos irradiados com UV revelou resultados positivos de colágeno relativamente à restauração da síntese dérmica de proteínas de colágeno.

A aparência saudável, baixa enrugada e jovem da pele depende em grande parte dos níveis de proteína de colágeno no corpo.

Regeneração celular e tecidual: Renovação e restauração de células e tecidos é extremamente vital para a manutenção do corpo saudável.

O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, como unhas, cabelos e pele.

As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começam a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células novas e saudáveis para substituir os mortos.

Este processo de revitalização de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter a boa saúde.

As proteínas também são usadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

Suporte mecânico para articulações: Como já mencionado, o corpo contém uma proteína estruturada chamada colágeno que ajuda no fornecimento de andaimes estruturais para as células.

O colágeno também ajuda na manutenção da saúde óssea. Indivíduos fazendo exercícios pesados e atletas trabalhando fora por várias horas dependem da capacidade do corpo para produzir colágeno, a fim de evitar as articulações de lesões e mantê-los saudáveis e fortes.

Um estudo recente conduzido a este respeito tem defendido a eficácia da proteína de colágeno no tratamento de condições inflamatórias tais como osteoartrite.

Digestão de tipos de proteínas é extremamente vital para a absorção de aminoácidos no corpo.

Enzimas como a pepsina ativada pelos sucos gástricos iniciar a digestão de proteínas no estômago.

O processo de digestão continua e termina no intestino delgado, juntamente com a absorção de péptidos e aminoácidos na corrente sanguínea.

 

Quanta Proteína É Recomendada?

O consumo regular de dieta com uma proporção equilibrada de nutrientes fornece proteínas suficientes sem qualquer suplemento de proteína adicional.

A dose recomendada de exigência diária de proteína varia de acordo com a saúde individual e idade.

No entanto, 2-3 porções de alimentos ricos em proteínas são suficientes para satisfazer a exigência diária da maioria dos adultos.

Por exemplo, 1 ovo ou 1 onça de queijo ou ½ xícara de feijão cozido faz uma porção.

Para lactentes e crianças mais velhas, a necessidade de proteínas cresce com a idade.

Como um guia, recomendação dietética para a ingestão de proteína é 0,75 gramas/kg para as mulheres e 0,84 gramas/kg para os homens.

Para casos especiais como idade avançada, gravidez, lactação, atletas e instrutores de peso, a exigência de proteína pode diferir dos valores normais.

 

Deficiência De Proteína

Como afirmado, alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos de forma adequada em uma base diária como o corpo não armazená-lo.

Na ausência de proteínas suficientes na dieta, o corpo está em um risco aumentado de deficiência de proteína.

Retenção de líquidos, anemia, encolhimento do tecido muscular são alguns dos sinais de deficiência de proteína.

Desnutrição de proteínas ou PEM é usado para se referir a gama de condições de deficiência de proteína.

Ganho de peso: Dietas de baixo teor de carboidratos são geralmente propostos para pessoas que procuram perda de peso.

No entanto, negligência no rastreamento da ingestão de calorias durante este regime pode causar os aminoácidos para obter convertido em ácidos graxos resultando em ganho de peso.

Concentrar-se apenas na dieta rica em proteínas também pode levar à deficiência de outros nutrientes essenciais no corpo.

Problemas cardiovasculares: alta proteína dieta pode agravar as condições de coração doenças e problemas de colesterol elevando-o para níveis insalubres.

Ele também pode contribuir para outras complicações médicas, como a gota e pode ser difícil nos rins.

Amoníaco: A amônia é um derivado do metabolismo proteico.

Amônia é muito perigoso para o corpo e, portanto, o corpo naturalmente converte-lo em ureia.

Os rins acumulam toda a ureia e expulsam-no do corpo através da urina.

A proteína biologia consumida em excesso de exigências diárias coloca pressão extra sobre o rim para desintoxicar o corpo.

 

Instrutores de peso pesado:

Pessoas que realizam exercícios extenuantes não precisam adicionar proteína adicional à sua dieta para o crescimento muscular extra.

Na realidade, o crescimento muscular não acontece por ingestão de proteína extra, mas como resultado do exercício muscular que leva à estimulação do tecido muscular.

Saúde óssea: Dieta rica em proteínas também pode revelar-se prejudicial para a saúde óssea como afirmado por algumas pesquisas.

Estudos recentes têm sugerido que a ingestão adequada de cálcio, juntamente com a proteína é necessária para ossos saudáveis.

Certos estudos em curso também descobriram que a dieta rica em proteínas aumenta o cálcio urinário e pode levar à reabsorção óssea.

É geralmente aconselhável aumentar a ingestão de frutas e legumes em vez de diminuir as fontes de proteína.

Extremamente baixo consumo de carboidratos com dieta rica em proteínas pode resultar em complicações médicas como desperdício de músculo e acumulação de cetonas no corpo.

 

Resumo

As proteínas são a principal força vital e componentes estruturais presentes em todas as células do corpo.

É o macronutriente que contém nitrogênio. Se monitorado cuidadosamente, a dieta rica em proteínas juntamente com baixa ingestão de carboidratos pode auxiliar na perda de peso.

Junto com a quantidade da proteína, é também muito importante escolher a qualidade certa de proteína.

Qualidade das proteínas refere-se à quantidade de aminoácidos fornecidos por essa proteína.

As proteínas animais são fáceis de digerir e, portanto, contribuem mais para fornecer os aminoácidos necessários para o corpo.

Por esta razão, eles também são referidos como proteína dietética completa.

As proteínas vegetais, por outro lado, são difíceis de digerir e carecem de um ou mais aminoácidos e, portanto, são referidas como proteínas incompletas.

Insuficiência de proteína no corpo afeta todos os órgãos e crescimento global e desenvolvimento.

É sempre aconselhável escolher uma dieta equilibrada com quantidade adequada de proteínas, juntamente com outros nutrientes para garantir um corpo saudável e mente revitalizada.

Coma proteínas, fique saudável!

 

Cardápio para uma dieta rica proteína

 

Café da Manhã

Opção1: 01 copo de leite desnatado, 01 col sopa de leite desnatado em pó, 01 fatia de pão light,1/2 unid de mamão papaia, 01 col sopa de farelo de trigo
Opção2: 01 unid de iogurte light,02 col sopa de granola, 05 morangos
Opção3: 01 copo de iogurte natural, 02 col sopa de farinha de aveia, 01 banana, 01 fatia de pão de forma integral, 02 fatias de mussarela light
Opção4: 01 copo de vitamina de mamão, água de coco e melão, 01 unid de pão francês integral, 01 col sopa de queijo cottage, 02 ovos mexidos

 

Lanche da Manhã

Opção1: 01 copo de vitamina de leite com abacate
Opção2: 01 copo de iogurte desnatado
Opção3: 01 banana
Opção4: 150mL de leite desnatado

 

Almoço

Opção1: 01 escumadeira de arroz integral, 02 col sopa de lentilha, 05 col sopa de proteína de soja, 01 pires de salada de almeirão e agrião refogado
Opção2: 01 prato de sobremesa de salada de brócolis, couve-flor refogada, 02 ovos cozidos, 02 col sopa de purê de abóbora, 04 pedaços de carne bovina cozida
Opção3: 01 prato de sobremesa de salada de repolho e couve flor refogada, 03 almôndegas de soja, 01 escumadeira de arroz integral, 01 concha pequena de feijão, 02 col sopa de escarola refogada
Opção4: 01 prato de sobremesa de salada de alface, couve refogada e tomate, 01 escumadeira de arroz integral, 01 filé de frango grelhado, 01 col sopa de purê de abóbora

 

Café da Tarde

Opção1: 02 torradas integrais, 01 col sopa de queijo cottage
Opção2: 01 copo de leite desnatado batido com banana, maçã, mamão e granola
Opção3: 01 iogurte natural batido com 01 taça de gelatina diet
Opção4: 01 copo de leite de soja, 01 col sopa albumina em pó

 

Jantar

Opção1: 02 fatias de pão de forma integral, 01 col sopa de pasta de soja, 01 pires de salada de rúcula e cenoura ralada
Opção2: 02 porções de omelete de legumes, 01 prato de sobremesa de salada de mandioquinha salsa, almeirão e salsinha
Opção3: 01 pires de salada de acelga, rúcula e tomate, 03 col sopa de carne moída, 01 ovo cozido, 01 col sopa de purê de abobora, 02 col sopa de feijão
Opção4: 01 pires de salada de soja, alface e tomate, 02 col sopa de arroz integral, 01 omelete com 02 claras e 01 gema

 

Ceia

Opção1: 01 taça de gelatina
Opção2: 1 fatia de abacaxi
Opção3: 1 uni de banana, 01 col sopa de farelo de trigo
Opção4: 1/2 unid de mamão papaia, 01 col sopa de semente de chia

ATUALIZADO: 02.05.18

 

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