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【BIOTINA】Para Que Serve? Como Tomar e Onde Comprar

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CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BIOTINA PARA A SUA SAÚDE

Você sabia que a biotina é um macro nutriente capaz de deixar nossa pele, unhas e cabelos ainda mais bonitos e saudáveis?

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A biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, é uma vitamina solúvel em água que ajuda o corpo a metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas.

As vitaminas solúveis em água não são armazenadas no corpo, a ingestão precisa ser diária.

A vitamina B7 não pode ser sintetizada por células humanas, mas é produzida por bactérias no corpo, e está presente em inúmeros alimentos.

A terapia com biotina pode ajudar a tratar algumas condições médicas.

Algumas pessoas tomam suplementos para fortalecer suas unhas e cabelos, mas há uma falta de evidência que apoia esse uso.

Este artigo analisa o porquê nós precisamos de biotina, a ingestão recomendada, fontes e possíveis riscos para a saúde.

 

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Fatos rápidos sobre a biotina:

Biotina, ou vitamina B7, é necessária para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas.

A deficiência pode levar à perda de cabelo e problemas de pele, mas é raro.

Fontes dietéticas incluem carne vermelha, ovos, sementes e nozes.

É improvável que os suplementos causem danos, mas não são provados que ajuda com a saúde do cabelo, pele e unhas.

 

Biotina benefícios para a saúde

Vitamina B7 ou biotina

A vitamina B7, ou a biotina, é um nutriente importante, mas a deficiência é rara quando se tem uma dieta bem equilibrada.

O corpo precisa de biotina para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas.

É uma coenzima para enzimas carboxilase. Essas enzimas estão envolvidas em:

– Sintetizando ou criando ácidos graxos.
– Sintetizando os aminoácidos isoleucina e valina.
– Gluconeogênese, ou gerando glicose.

A biotina é importante para várias funções, veja algumas delas:

 

Manter uma gravidez saudável

A deficiência leve de biotina é frequentemente observada durante a gravidez.

Isso pode levar a um desenvolvimento anormal no feto.

A suplementação com ácido fólico é recomendada no ano anterior e durante a gravidez.

É sensato obter um multivitamínico que forneça pelo menos 30 mcg de biotina por dia, além do ácido fólico, para diminuir o risco de uma deficiência.

 

Cabelos e pele

Há algumas evidências de que a biotina pode melhorar a força e durabilidade das unhas e melhorar a saúde do cabelo e da pele.

Um estudo publicado em 1989 descobriu que, entre os 45 pacientes que tomaram um suplemento de 2,5 mg por dia, 91 por cento tinham “unhas maiores e firmes” após 5 meses.

Outros pesquisadores concluíram que “a síndrome da unha frágil parece diminuir com a suplementação com uma dose de 2,5 mg de biotina diariamente ou uma dose de 10 mg de silício diariamente”.

Pesquisas publicadas em 2015 descobriram que as mulheres com cabelos desgastados experimentaram alguma redução no derramamento depois de tomar um suplemento de proteína marinha oral (MPS) por 90 dias.

No entanto, a biotina foi apenas um ingrediente neste suplemento, e a pesquisa foi patrocinada por uma empresa que vende produtos de saúde e beleza.

De acordo com o Office of Dietary Supplements (ODS), há poucas evidências de que os suplementos de biotina possam fortalecer as unhas e promover o cabelo saudável.

São necessários mais estudos para apoiar o uso de suplementos de biotina para esse fim em indivíduos saudáveis.

 

Reduzindo a glicemia

Vários estudos testaram a capacidade da biotina de baixar a glicemia em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2. Os resultados têm sido promissores.

Em estudos com animais, demonstrou-se que a biotina estimula à secreção de insulina do pâncreas e subsequentemente a glicemia.

Uma pesquisa publicada em 2016 indicou que a biotina pode ajudar com o controle glicêmico em pessoas com diabetes do tipo I.

Mais estudos são necessários antes que os efeitos da biotina sobre o açúcar no sangue possam ser confirmados.

 

Controle da neuropatia

Também pode ajudar a reduzir os danos nos nervos em pessoas com diabetes ou que sofrem diálise por doença renal.

Em 1990, cientistas descobriram que três pacientes que tomaram uma dose elevada de biotina durante 1 a 2 anos viram uma melhora nos sintomas.

A biotina é necessária para a atividade da piruvato carboxilase.

Sem isso, podem surgir altos níveis de piruvato e aspartato, e isso pode afetar adversamente os nervos.

No entanto, é necessário mais evidências para confirmar isso.

 

Doença de gânglios basais com resposta de biotina

Esta é uma desordem rara e hereditária. Isso afeta uma parte do sistema nervoso que controla o movimento. Isso pode levar à tensão involuntária de músculos, rigidez muscular, fraqueza muscular e outros problemas.

A condição parece responder ao tratamento com tiamina e biotina.

 

Tratando a esclerose múltipla

Estudos sugeriram que a terapia com alta dose de biotina pode ajudar a melhorar os sintomas em pessoas com esclerose múltipla (MS), uma doença auto-imune que afeta o sistema nervoso, levando a fraqueza muscular e outros problemas.

Os resultados publicados em 2016 sugeriram que a biotina era uma terapia segura.

Em alguns participantes, uma dose elevada, tomada três vezes ao dia, reduziu os sintomas após os 9 meses de uso.

 

Deficiência de Biotina

A deficiência de biotina é rara em seres humanos, porque a biotina está amplamente disponível em alimentos e as bactérias intestinais “boas” normalmente podem sintetizar mais biotina do que o corpo precisa.

Sinais de deficiência incluem:

– Perda de cabelo ou alopecia.
– Uma erupção escamosa e vermelha ao redor dos olhos, nariz, boca e órgãos genitais.
– Depressão.
– Letargia.
– Alucinações.
– Entorpecimento e formigamento nas mãos e nos pés.
– Uma perda de controle de movimentos corporais, conhecida como ataxia.
– Apreensões.
– Função imune prejudicada.
– Risco aumentado de infecção bacteriana e fúngica.

A deficiência de biotina é mais provável em:

– Mulheres durante a gravidez.
– Pacientes que recebem nutrição intravenosa prolongada.
– Lactentes que consomem leite materno com baixas quantidades de biotina.
– Pacientes com comprometimento da absorção de biotina devido a uma doença inflamatória do intestino (IBD) ou outro transtorno do trato gastrointestinal (GI).
– Pessoas que fumam.

Isso também pode afetar:

– Aqueles que usam medicamentos para epilepsia, como fenobarbital, fenitoína ou carbamazepina.
– Aqueles com alguns tipos de doença hepática.
– Deficiência de biotinidase.

A deficiência de biotinidase é outra causa da deficiência de biotina. Trata-se de um transtorno metabólico recessivo autossômico.

Em pessoas com essa condição, o corpo não produz o suficiente da enzima necessária para liberar biotina de proteínas na dieta durante a digestão ou do turnover normal da proteína na célula.

Cerca de 1 em 60.000 recém-nascidos apresentam deficiência de biotinidase profunda ou parcial. Em uma deficiência profunda, há menos de 10% da atividade enzimática normal.

Em uma deficiência parcial, ocorrem 10 a 30 por cento da atividade enzimática normal.

 

Biotina como tomar

Não há uma dose diária recomendada (RDA) para a biotina, porque não há provas suficientes para estabelecer uma.

No entanto, o Instituto de Medicina (IOM) sugere uma ingestão adequada (AI) 30 microgramas (mcg) por dia para adultos com idade igual ou superior a 19 anos.

 

Biotina – Fontes de alimentos

Os alimentos devem ser a primeira escolha ao procurar fontes de biotina.

A biotina em alimentos geralmente se liga a proteínas.

– Ovos mexidos
– Ovos cozidos são uma boa fonte dietética de biotina.

Alimentos que são ricos em biotina incluem:

– Levedura de padeiro
– Farelo de trigo
Carnes de órgão
– Ovos cozidos
– Ostras

Ovos crus contêm uma proteína chamada avidina que inibe a absorção de biotina.

Comer duas ou mais claras crus por dia durante vários meses tem sido associada à deficiência de biotina.

Aqui estão alguns alimentos específicos e quantidades de biotina:

– 3 onças (85,04 g) de fígado cozido: 30,8 mcg.
– 1 ovo grande e inteiro: 10 mcg.
– 3 onças (85,04 g) de salmão rosa enlatado na água: 5 mcg.
– 1 onça (28,34 g) de queijo cheddar: 0,4 a 2 mcg.
– 1 xícara de batata-doce: 4,8 mcg.
– 3 onças (85,04 g) de assado de hambúrguer cozido: 3,8 mcg.
– 1 xícara de sementes de girassol torradas: 9,6 mcg.
– 1 xícara de amêndoas torradas: 6 mcg.

Muitos alimentos, como frutas e vegetais, contêm uma pequena quantidade de biotina.

 

Biotina suplementos

Os suplementos de biotina estão disponíveis sozinhos, combinados em um suplemento com vitaminas B ou incluídos em um multivitamínico.

As pessoas tomam suplementos de biotina para prevenir ou tratar:

– Perda de cabelo.
Unhas quebradiças.
– Dermatite seborreica, uma condição de pele que afeta crianças.
Diabetes.
Depressão leve.

Aqueles com deficiência de biotinidase geralmente começam com uma dose de 5 a 10 mg por dia.

Aqueles sem essa condição genética devem primeiro tentar obter biotina suficiente da dieta, já que a biotina dietética também aumenta a ingestão de outros nutrientes benéficos que funcionam ao seu lado.

É sempre melhor obter nutrientes de fontes alimentares primeiro, e depois de suplementos, se necessário, como um backup.

Sempre fale com um médico antes de tomar suplementos e escolha às marcas com cuidado, pois os suplementos não são monitorados pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos (EUA).

 

Biotina efeitos colaterais

Grandes doses de biotina não têm efeitos tóxicos conhecidos, mas algumas ervas e suplementos podem interagir.

Se a biotina é tomada com ácido alfa-lipóico, o corpo pode não ser capaz de absorver qualquer um deles efetivamente.

O mesmo vale para a vitamina B5 ou para o ácido pantotênico.

Os suplementos de biotina também podem interagir com alguns medicamentos que são discriminados pelo fígado, incluindo clozapina (Clozaril), haloperidol (Haldol), olanzapina (Zyprexa) e outros.

 

Biotina preço

Biotina 5mg 60 capsulas, custa em torno de R$ 30,00 ou U$ 9 dólar.

 

Conclusão

Não há evidências de que a maioria das pessoas precise tomar suplementos de biotina, e não houve relatos de uma deficiência grave de biotina em qualquer pessoa saudável que consome uma dieta equilibrada.

Uma dieta bem equilibrada é susceptível de fornecer as necessidades da maioria das pessoas, a menos que um médico aconselhe o contrário.

Qualquer pessoa que esteja considerando tomar suplementos de biotina deve verificar primeira com um médico.

ATUALIZADO: 11.04.18

 

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