TOFU: 17 BENEFÍCIOS PARA SAÚDE, CABELO, PELE E OLHOS (2016)

Conheça os Benefícios de Tofu

TOFU 17 BENEFÍCIOS PARA SAÚDE, CABELO, PELE E OLHOS

O que é Tofu, é Bom para Você?

Alguns não podem se deliciar o suficiente sobre seus benefícios versatilidade e saúde.

Outros acham que é um veneno geneticamente modificado a ser evitado a todo custo.

Esse artigo vai explicar todos os aspectos interessantes do Tofu, suas vantagens e desvantagens, de forma que você entenda se deve inclui-lo em sua dieta ou não.

 

>> O que é o Tofu?

 

Tofu é um alimento de leite de soja condensado que é pressionado em blocos sólidos brancos. Originou-se na China, e o processo é bastante semelhante à forma como o queijo é feito.

Há rumores de que um cozinheiro chinês descobriu o tofu a mais de 2.000 anos atrás por acidentalmente misturar um lote de leite de soja fresco com nigari .

Nigari é o que resta quando o sal é extraído da água do mar. É um coagulante rico em minerais usado para ajudar o tofu a solidificar e manter a sua forma.

 

>> Recomendamos Para Você:

 

(VÍDEO) Os Benefícios do Tofu

 

>> Isto é como o Tofu fresco se parece:

 

A maior parte da soja do mundo atualmente é cultivada nos EUA, e uma proporção muito grande é geneticamente modificada.

Embora os alimentos geneticamente modificados sejam controversos, a pesquisa até agora não conseguiu nenhuma prova de que eles sejam prejudiciais à saúde humana.

No entanto, se você está preocupado com isso, simplesmente opte por Tofu orgânico, sem modificação genética.

Em conclusão: Tofu é feito a partir do leite de soja condensado, num processo semelhante ao modo como é feito o queijo. Se feita a partir da soja transgênica ou não, tofu é geralmente considerado seguro para o consumo humano.

 

>> Tofu contém muitos nutrientes

 

Tofu é rico em proteínas , e contém todos os aminoácidos essenciais que seu corpo precisa. Ele também contém gorduras, hidratos de carbono e uma grande variedade de vitaminas e minerais.

100 gramas de tofu contém:

Proteína: 8 gramas.

Carboidratos: 2 gramas.

Fibra: 1 grama.

Gordura: 4 gramas.

Manganês: 31% da RDI.

Cálcio: 20% do RDI.

Selênio: 14% da RDI.

Fósforo: 12% do RDI.

O cobre: 11% do RDI.

Magnésio: 9% do RDI.

Ferro: 9% do RDI.

Zinco: 6% do RDI.

Isto vem com apenas 70 calorias, o que torna o tofu um alimento rico em nutrientes.

No entanto, o teor de micronutrientes do tofu podem variar, dependendo do coagulante usado para faze-lo. Nigari adiciona mais de magnésio e de cálcio.

Em conclusão: Tofu é baixo em calorias, mas rico em proteínas e gordura. Ele também contém muitas vitaminas e minerais importantes.

 

(VÍDEO) BENEFÍCIOS DE CONSUMIR TOFU

 

>> Tofu também contém Antinutrientes

 

Como a maioria dos alimentos vegetais, tofu contém vários antinutrientes.

Esses incluem:

Inibidores de tripsina: Estes compostos bloqueiam tripsina, uma enzima necessária para digerir corretamente a proteína.

Fitatos: fitatos podem reduzir a absorção de minerais, tais como cálcio, zinco e ferro.

Lectinas: lectinas são proteínas que podem causar náusea e inchaço quando crus, mal cozidos ou consumidos em excesso.

No entanto, a soja de imersão ou de cozinha pode inativar ou eliminar alguns desses antinutrientes.

A fermentação também pode reduzir os anti-nutrientes. Por este motivo, certifique-se de adicionar alimentos probióticos a sua dieta, tais como miso, tempeh, tamari ou natto.

Em conclusão: Tofu contém antinutrientes como inibidores de tripsina, fitatos e lectinas. É possível degradar estes antinutrientes, o que aumenta o valor nutritivo de tofu.

 

>> Tofu Contém Isoflavonas Benéficos

 

A soja contém compostos naturais de plantas chamadas isoflavonas.

Essas isoflavonas funcionam como fitoestrógenos , o que significa que eles podem juntar-se e ativar os receptores de estrogênio no corpo.

Isso produz efeitos semelhantes ao hormônio estrogênio, embora eles sejam mais fracos.

Os dois principais isoflavonas da soja são genistein e daidzeína e tofu contém 20.2-24.7 mg de isoflavonas por 100 gramas.

Muitos dos benefícios de saúde de tofu são atribuídos ao alto teor de isoflavonas.

Em conclusão: Todos os produtos à base de soja contém isoflavonas, que possuem vários benefícios para a saúde.

 

>> Tofu pode reduzir o risco de doença cardíaca

 

Poucos estudos olharam especificamente para os efeitos do tofu sobre a saúde do coração.

No entanto, as pesquisas feitas mostraram que um alto consumo de legumes, incluindo a soja, está ligado a taxas mais baixas de doença cardíaca.

Sabemos também que as isoflavonas de soja podem reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e melhorar a sua elasticidade.

Um estudo descobriu que a suplementação com 80 mg de isoflavonas por dia durante 12 semanas melhora a circulação sanguínea em 68% em pacientes com risco de acidente vascular cerebral.

Tomar 50 gramas de proteína de soja por dia também está relacionado com a melhoria de gorduras no sangue e um risco 10% inferior estimado de doença cardíaca.

Além do mais, em mulheres na pós-menopausa, a ingestão elevada de isoflavona de soja foi associada a vários fatores de proteção do coração.

Finalmente, tofu também contém saponinas, compostos que se pensa ter efeitos protetores sobre a saúde do coração.

Estudos em animais mostraram que as saponinas melhoram o colesterol no sangue e aumentam a eliminação de ácidos biliares.

Em conclusão: alimentos de soja integrais como tofu podem melhorar vários marcadores da saúde do coração. Isto pode conduzir a uma redução do risco de doença cardíaca.

 

(VÍDEO) Benefícios do Tofu

 

>> Tofu está ligado à redução do risco de alguns tipos de câncer

 

Estudos têm investigado os efeitos de tofu em cancros da mama, da próstata e do sistema digestivo.

A pesquisa mostra que as mulheres que comem produtos de soja, pelo menos uma vez por semana têm um risco 48-56% menor de câncer de mama.

Em teoria, essa proteção vem de isoflavonas, que também têm desempenhando um papel para influenciar positivamente no ciclo de estrogênio e nos níveis de sangue menstrual.

Parece que a exposição à soja durante a infância e adolescência pode ser mais efetiva, mas isso não quer dizer que a ingestão depois disso não seja benéfica.

Na verdade, a pesquisa mostra que as mulheres que comeram produtos de soja, pelo menos uma vez por semana durante toda a adolescência e a idade adulta tinham um risco 24% menor de desenvolver câncer de mama, em comparação com aquelas que comiam soja durante a adolescência.

Uma das críticas que muitas vezes ouvimos falar do tofu e outros produtos de soja é que eles podem aumentar o risco de câncer de mama, isso é um mito, não existe estudo que comprove isso.

 

>> Tofu e cânceres do sistema digestivo

 

Um estudo observou que um maior consumo de tofu estavam ligados a um risco 61% menor de câncer de estômago em homens.

Um segundo estudo relatou um risco 59% inferior nas mulheres.

Além do mais, uma análise recente de 633,476 participantes ligados a ingestão de soja mostrou um risco 7% menor de câncer no sistema digestivo.

 

>> Tofu e câncer de próstata

 

Dois estudos de revisão descobriram que os homens que consomem maiores quantidades de soja, especialmente tofu, tiveram um risco 32-51% menor de desenvolver câncer de próstata.

Uma terceira avaliação concorda com isso, mas adiciona os efeitos benéficos das isoflavonas pode depender da quantidade consumida e do tipo de bactérias intestinais presentes.

Em conclusão: A pesquisa indica que a soja tem um efeito protetor contra mama, digestivos e próstata.

 

>> Tofu pode reduzir o risco de diabetes

 

Nos últimos 10 anos, vários estudos de células e testes em animais mostraram que as isoflavonas de soja podem ter benefícios para o controle de açúcar no sangue.

Em um estudo de mulheres pós-menopáusicas saudáveis, 100 mg de isoflavonas de soja reduzia o açúcar no sangue em 15%, e os níveis de insulina por 23%

Para as mulheres na pós-menopausa com diabetes, 30 gramas de proteína isolada de soja reduziu os níveis de insulina de jejum em 8,1%, a resistência à insulina em 6,5%, o colesterol LDL em 7,1% e o colesterol total em 4,1%.

Em outro estudo, tendo isoflavonas todo dia durante um ano melhorou a sensibilidade à insulina e as gorduras no sangue, além disso também reduziu o risco de doenças cardíacas.

Em conclusão: Tofu pode ter efeitos positivos sobre o controle de açúcar no sangue.

 

(VÍDEO) Os Benefícios do Tofu

 

>> Outros benefícios de saúde potenciais do Tofu

 

Devido ao seu alto teor de isoflavonas, tofu também pode ter benefícios para:

Saúde óssea: Os dados científicos sugerem que 80 mg de isoflavonas de soja por dia pode reduzir a perda óssea, especialmente na menopausa precoce.

Função cerebral: As isoflavonas da soja podem ter uma influência positiva sobre a memória e a função cerebral, especialmente para as mulheres acima de 65 anos.

Sintomas da menopausa: As isoflavonas da soja podem ajudar a reduzir as ondas de calor.

A elasticidade da pele: Tomar 40 mg de isoflavonas de soja por dia reduziu significativamente as rugas e melhorou a elasticidade da pele após 8-12 semanas.

A perda de peso: Tomar isoflavonas de soja por 8-52 semanas resultou em uma média de perda de peso de 4,5 kg.

Em conclusão: Devido ao seu alto teor de isoflavonas, tofu pode ter benefícios para uma variedade de condições de saúde.

 

>> Tofu pode causar problemas para algumas pessoas

 

Comer tofu e outros alimentos de soja costuma ser seguro. Porém, você pode querer moderar sua ingestão se você tem:

Pedras nos rins ou vesícula biliar: Tofu contém uma boa quantidade de oxalatos, que podem piorar os rins ou a vesícula biliar.

Tumores de mama: Devido aos efeitos hormonais fracos do tofu, alguns médicos dizem às mulheres com tumores mamários sensíveis ao estrogênio para limitar a sua ingestão de soja.

Problemas de tireóide: Alguns profissionais também aconselham os indivíduos com a função da tireoide pobres para evitar o tofu, devido à sua goitrogenconteúdo.

No entanto, nem todos os pesquisadores concordam. Alguns até dizem que o consumo de alimentos de soja como tofu pode beneficiar pessoas com pedras nos rins.

Além disso, um recente relatório da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluiu que soja e isoflavonas não representam preocupações para os cancros da mama e do útero ou a função da tireoide.

No entanto, os pesquisadores concordam que as crianças não devem ser expostas a isoflavonas de soja, que podem perturbar o desenvolvimento de órgãos reprodutivos.

Embora isso não tenha sido bem estudado em seres humanos, alguns estudos em animais sugerem que quantidades elevadas de soja podem interferir com a fertilidade.

Em conclusão: Comer tofu é seguro para a maioria das pessoas. Se você está preocupado com os efeitos negativos para a saúde, converse com seu médico.

 

>> Como selecionar o Tofu ou fazer seus próprios

 

Tofu pode ser comprado a granel ou embalagens individuais.

Você também pode encontrá-lo desidratado, liofilizado, embalado ou enlatado.

Você pode ver ingredientes como soja, água, coagulantes (como sulfato de cálcio, cloreto de magnésio ou gluconolactone delta) e talvez algum tempero. Se houver mais coisas, evite.

Uma vez aberto, tofu em blocos têm de ser lavados antes de serem utilizados.

As sobras podem ser armazenadas no frigorífico, cobertas com água. Armazenado desta forma, o tofu pode ser mantido por até uma semana.

Tofu também pode ser congelado, em sua embalagem original, por até cinco meses.

Finalmente, fazer o seu próprio tofu também é uma possibilidade. Tudo que você precisa é a soja, limão e água.

Em conclusão: Tofu pode ser encontrado numa variedade de formas e feitios. Tofu caseiro também é surpreendentemente fácil de fazer.

 

Tofu é um alimento saudável

Tofu é rico em proteínas e muitos nutrientes saudáveis.

Comer tofu pode lhe proteger contra uma variedade de condições de saúde, tais como doenças cardíacas, diabetes e até mesmo certos tipos de câncer.

medico-emagecer-mulher-projeto-novo

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ | DICAS DE CABELO »

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *