Nova Dieta para Osteoporose: Cardápio Completo e Simples

Tudo Sobre Dieta para Osteoporose

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O que e Osteoporose?

Todos os tecidos do nosso organismo são vivos, precisam ser renovados, assim o osso velho deve se tornar osso novo.

Quando o corpo acaba por não formar material ósseo novo ou no mínimo considerável, ou também quando bastante material dos ossos antigos volta a ser absolvido pelo corpo acaba por acorrer à doença. Mas você sabe como se adquire osteoporose?

Se o osso não for renovado com o tempo ele fica cada vez mais fino e fraco com mais probabilidade de fraturas. Isso é Osteoporose.

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Alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose – Assista ao vídeo abaixo:

 

Alguns problemas podem interferir na formação dos nossos ossos como:

 

– DEFICIÊNCIA DO CÁLCIO: onde se encontra mais cálcio em nosso corpo é nos ossos, é lá que o organismo retira o nutriente para outras funções do corpo. E isso só é conseguido através de uma alimentação correta e rica em cálcio.

 

–MENOPAUSA E IDADE: A maior parte dos casos é por idade, cerca de 80%. E na menopausa ocorre o hipoestrogenismo, reação do corpo que ajuda a perca de massa óssea bem mais rápida, por tanto é aconselhável que as mulheres que chegaram nesse estagio tenham cuidado.

A menor parte dos casos da osteoporose se dá por meio algumas DOENÇAS como: Síndrome de Cushing, Acromegalia, Doenças reumáticas, etc, ou até mesmo por medicamentos a base de glicocorticoides, hormônios tireoidianos, e outros.

 

Quais são os sintomas da osteoporose

A osteoporose tem cura mas normalmente não vem com um sintoma assim de cara, mas dos poucos sinais, alguns deles são:

– Alguma dor ou sensibilidade nos ossos;
– Ficar mais baixo com o passar dos anos;
Dor na região das costas, por causa de fraturas na coluna vertebral;
– Dor no pescoço;
– Coluna encurvada.

 

Osteoporose tratamento

A cura realmente da osteoporose é muito difícil, quase improvável. Mas isso não quer dizer que você tenha que viver e aguentar esta doença para sempre.

A finalidade do tratamento é controlar a dor, desacelerar a perda óssea, e fazer a prevenção de fraturas. Existem algumas formas de se tratar e de se prevenir. Vejamos lá:

– MEDICAMENTOS: tudo depende da gravidade da doença, é indicado um ou outro remédio. RALOXIFENO (ele reduz as fraturas na coluna vertebral, porque faz com que você ganhe massa óssea nas costas e no colo do fêmur).

BISFOSFONATOS (este é mais geral, recomendado tanto para a prevenção de fraturas quanto para o tratamento.

(RANELATO DE ESTRÔNCIO) esse é recomendado para as mulheres na menopausa, por tratamento e prevenção da doença.).

– TERAPIAS: Reposição de estrogênio (destinada às mulheres na menopausa é eficaz para prevenir da doença, mas quanto ao tratamento não a indícios de que ela seja boa, indicada principalmente no começo do climatério para a prevenção da perda de massa óssea).

– CIRURGIA: Existem dois tipos de cirurgia a cifoplastia e a vertebroplastia, consistem em melhorar a dor e a capacidade funcional da pessoa, isto é, na coluna vertebral o procedimento, mas essas são em ultimo caso.

Por fim, o melhor a se fazer é se prevenir, evitar o consumo de álcool, não fumar, praticar exercícios sempre que puder, fazer a reposição hormonal sempre que for indicado, e acima de tudo ter um dia a dia com uma dieta balanceada, incluindo quantidades boas de cálcio e vitamina D.

 

(VÍDEO) Osteoporose

 

Para isso preparamos um delicioso cardápio dieta simples e que se encaixa muito bem para a prevenção da osteoporose:

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de suco de maçã, kiwi, água de coco e linhaça, 1 torrada integral com pasta de gergelim, 1 fatia de queijo branco.
  • Opção 2: 1 copo de leite desnatado com aveia e mamão, 1 pão francês integral com queijo branco.
  • Opção 3: 1 xícara de café com leite e canela, 1 pão francês integral com pasta de ricota e nozes.
  • Opção 4: 1 fatia de pão integral com cream-cheese, 1 copo de leite desnatado com aveia e frutas vermelhas.

 

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de iogurte natural desnatado com granola.
  • Opção 2: 1 copo de suco de cenoura, limão, maçã, laranja e gergelim.
  • Opção 3: 1 banana-nanica com gérmen de trigo.
  • Opção 4: 1 copo de suco de limão com hortelã, 2 biscoitos integrais.

 

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de salada de brotos com tomates, 3 colheres de macarrão integral, 1 filé de frango grelhado com ervas, 1 ameixa vermelha.
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de alface, rabanete e cenoura ralada, 1 panqueca com ricota, 2 colheres de lentilha cozida, 1 maçã.
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula, 2 colheres de risoto de bacalhau e alho, 1 tomate recheado com ricota, 1 tangerina.
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de agrião, repolho e alface americana, 2 colheres de arroz integral com gergelim, 1 filé de frango com farelo de trigo, 1 goiaba.

 

Café da Tarde

  • Opção 1: 1 copo de suco de melancia com gengibre, 1 cookie integral.
  • Opção 2: 1 copo de iogurte natural desnatado batido com melão e kiwi.
  • Opção 3: 1 taça de salada de frutas.
  • Opção 4: 1 pêra.

 

Jantar

  • Opção 1: 1 pires de salada de couve com cebola e tomate, 2 colheres de ovos mexidos com salsa, coentro e cebolinha, 2 colheres de purê de abóbora.
  • Opção 2: 1 prato de sopa de caldo verde com tofu, 2 torradas com azeite e orégano.
  • Opção 3: 1 prato de salada de grão-de-bico, 1 filé de frango grelhado com ervas, 1 abobrinha recheada com arroz integral.
  • Opção 4: 2 pires de salada de rabanete, 2 colheres de risoto de rúcula, 1 colher de tiras de filé acebolado.

 

Ceia

  • Opção 1: 1 fatia de abacaxi.
  • Opção 2: 1 fatia de melão.
  • Opção 3: 1 taça de creme de pêssego com nozes.
  • Opção 4: 1 taça de flan de morango com baunilha.

 

(VÍDEO) O que é Osteoporose

 

Cálcio e Vitamina D para prevenção de Osteoporose

De acordo com estimativas apresentadas em outubro passado, por ocasião do Dia Mundial da Osteoporose, o mundo a cada três segundos há uma fratura osteoporótica;

Fragilidade contra o fêmur, punho e vértebras. Isso equivale a cerca de 25.000 fraturas por dia ou 9 milhões por ano.

Dados preocupantes, no entanto, destinado a crescer:

Presume-se que até 2050 o número de sol fraturas de fêmur vai subir dos atuais 1,6 milhões por ano para um número entre 4,5 e 6,3 milhões.

Doença feminino dominado, golpeando 33% das mulheres entre 60 e 70 anos de idade, 66% dos mais de 80 anos, em comparação com 20% dos homens.

Só na Itália, 25% das mulheres com idade superior a 40 anos e 17% dos homens com idade superior a 60 é afetado.

Mas o comportamento correto e uma boa prevenção podem ajudar a travar este fenômeno.

 

Osteoporose prevenção

Como é que uma parcela tão grande de mulheres sofre de osteoporose?

A primeira causa é o aumento da vida que leva a mulher para viver 30 anos ou mais na pós-menopausa, na ausência da ação protetora importante tomada pelo estrogênio.

Isto implica um aumento de gordura no sangue e o risco de aterosclerose para a redução do fluxo sanguíneo no sangue e uma redução da quantidade de cálcio que é fixo nos ossos, menos do que aquela que é perdida.

Isto faz com que desarmonia de acontecimentos, especialmente em mulheres, um risco aumentado de osteoporose sintomas.

É por isso que, além de prevenção secundária (ou seja, a detecção precoce), nomeadamente, a prevenção primária da osteoporose, que deve ser implementada desde a infância, com estilos de vida e comer correta.

Prevenção de cuidado torna-se especialmente importante no caso de condições em maior risco de doença, como tomar esteroides, menopausa prematura.

A predisposição genética ou fraturas prévias não provocadas pelo “trauma eficiente”, ou seja, de alta intensidade que cause quebrando ossos ainda mais fortes.

 

Saúde proteção

Prosseguir um estilo de vida correto, dizem os especialistas, que ajuda a manter um corpo saudável em geral, incluindo os ossos, evitando as complicações do esqueleto típica dos anos de prata.

Há três pilares da vida saudável:

Não fume: fumar antecipa distúrbios da menopausa e aumenta relacionado.

Também aumenta o risco de doença cardiovascular, cancro, osteoporose, e dobra o risco de fraturas.

Manter uma atividade física regular ou aumentá-la.

Adote uma dieta saudável que promove a manutenção do peso e saúde óssea.

 

Dieta contra a osteoporose

Alimentos ricos em cálcio e vitamina D são essenciais para prevenir a osteoporose.

Em vez disso nossa dieta é muitas vezes pobre em cálcio: em média leva um adulto de 700-800 mg por dia, quando a demanda é de cerca de 800-1.000 mg.

De acordo com os especialistas recomendam, para facilitar a realização dos níveis recomendados na tabela devemos aprender a incluir e priorizar esses alimentos:

Existem algumas regras que você deve seguir:

Não exagere a proteína: um alto consumo de proteína leva ao aumento da perda de cálcio na urina, tornando-se um fator de risco para a osteoporose.

Não exagerar inteiros os alimentos ou suplementos de fibra: um excesso de fibra dietética reduz a absorção de cálcio.

É bom ter cuidado para não consumir alimentos integrais ou suplementos ao mesma refeição no qual ele assume a maior parte do cálcio.

 

Reduzir o consumo de sal

O excesso de sal promove hipertensão e aumenta a eliminação de cálcio pela urina.

A maioria dos alimentos ricos em sal para observar são o presunto e enchidos em geral, anchovas, azeitonas, picles, cubos de caldo.

 

(VÍDEO) Osteoporose

 

Limite os alimentos ricos em oxalatos

Espinafre (em grandes quantidades), ruibarbo, nabos, feijão, salsa, tomate, uvas, figos, ameixas, amêndoas, mas também chocolate, café e chá contêm muitos oxalatos que reduzem a absorção intestinal de futebol.

Portanto, você deve ter cuidado para não tomar a dose principal de cálcio durante uma refeição feita a partir desses alimentos.

Por exemplo, comendo queijo com espinafre significa desperdiçar uma porção do cálcio no queijo.

 

Cálcio sozinha não é suficiente

Variam muito de alimentos, especialmente os pratos principais, consumirem pelo menos 2-3 vezes por semana fresca ou peixe congelado; não mais do que 1-2 vezes por semana cortes na preferência de presunto cozido, cru, carne seca e privada de gordura visível, e evitar, tanto quanto possível salsichas;

2-3 vezes por semana os ovos, incluindo a sua utilização para o acondicionamento de outros pratos;

Carne branca; pelo menos 2 porções de vegetais por semana, em alternativa à segunda placa; cinco porções diárias de legumes (crus e cozidos) e frutas.

Reduzir o consumo de açúcares simples, especialmente de bebidas carbonatadas doces, que devem ser eliminados ou, ocasionalmente, assumidos e limite ao mínimo necessário para o açúcar, mel, compotas.

Eles podem ser tomados até 2-3 quadrados de chocolate amargo por semana.

Use azeite ou azeite ou uma única semente (de milho, de soja, de girassol, de amendoim), de preferência em bruto na quantidade de cerca de 3 colheres de sopa por dia de cozinhar e de tempero.

Embora não mais do que 5-10 gramas por dia pode ser substituída por manteiga em bruto.

 

Beber o bastante

Mesmo as águas, algumas águas minerais de médio e água potável com elevado teor de cálcio, contribuem de uma cobertura significativa da necessidade diária deste mineral precioso.

A preferência para a água, com maior teor de cálcio para o de 300 mg / lt

Evite vinho ou tomá-lo apenas em pequenas quantidades com as refeições (até uma dose por dia) e de preferência vermelho. Evite cerveja, cocktail, álcool e bebidas espirituosas.

Limite o consumo de refrigerantes.

 

Aptidão

É importante, mesmo para combater a osteoporose, tentar manter em peso normal, enquanto se mantém a circunferência abdominal (medidos a meio caminho entre o bordo inferior da caixa torácica e o topo da pelve) para abaixo de 88 cm (para as mulheres).

Mas a dieta correta, por si só, especialmente com o avanço da idade e a alteração do metabolismo, não é suficiente.

Assim, dizem os especialistas, é necessário “intervir” praticar mais atividade física que promove a queima de calorias devido ao trabalho realizado pelo corpo.

Não é necessário um esforço excessivo: basta caminhar em vez de usar o seu carro, tomar as escadas em vez de andar no elevador, fazer alguns ‘esportes em seu tempo livre.

A atividade física significa que você queimar calorias extras e promover uma melhor função de coração, vasos sanguíneos, pulmões, músculos e ossos.

ATUALIZADO: 24.10.16

 

medico emagecer mulher

 

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  • Boa tarde, Rosi. Já visitei várias vezes seu blog, tem matérias bem interessantes, mas me incomoda as palavras trocadas e erros de concordância…parece que saiu de um tradutor…estranho!

  • eu ja estou com a esto porose no meu riox apareceu um monte de bolinha um aqui outra la na coluna e comesei a fazer zunba sera que vai fazer mau e outra tou muito gorda