Melhores Alimentos para Prevenir o Envelhecimento (NOVO)

Tudo Sobre Melhores Alimentos para Prevenir o Envelhecimento (NOVO)

Melhores Alimentos para Prevenir o Envelhecimento

Conheça Alimentos Campeões do Antienvelhecimento

Alguns alimentos combatem o envelhecimento das células ele ainda a capacidade de intervir nos radicais livres no organismo.

Atualmente, pesquisas revelaram que alimentos antioxidantes ingeridos diariamente, contribuem para melhorar a saúde do corpo, principalmente ajudando a evitar doenças cardiovasculares e câncer.

Há algum tempo vem sendo pesquisado do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS e estudado os efeitos de antioxidantes na proteção de doenças crônicas.

Combater os radicais livres que afetam o organismo negativamente é a função do antioxidante que são naturalmente produzidos devido a respiração e produção de energia.

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Os vegetais verdes, incluindo as ervas aromáticas estão entre os alimentos mais ricos em antioxidantes. São melhores aproveitados quando consumidos naturalmente.

Frutas e verduras possuem grande quantidade de vitaminas A, C e E que são as principais antioxidantes.

O licopeno encontrado no tomate e os polifenóis encontrados em suco de uva, chá, azeite de oliva e frutas oleaginosas agem contra os radicais livres do organismo.

A tabela ORAC foi elaborada por cientistas do Instituto Nacional do Envelhecimento, parte dos Institutos Nacionais de saúde dos Estados Unidos, consiste em um método de medição da capacidade do antioxidante de alimentos. Com método ORAC é possível saber a capacidade de antioxidação de um alimento.

O estresse oxidativo acontece quando ocorre o desequilíbrio entre as substâncias e o excesso de radicais livres, esse desequilíbrio danifica os tecidos e as células, sendo responsável pelo início de muitas doenças e de um precoce envelhecimento.

Já não é mais novidade que uma controlada e variada dieta nutricional é capaz de garantir o equilíbrio entre oxidantes e antioxidantes no corpo, lembrando que o controle entre eles são importantes para uma vida saudável.

Saiba quais são os principais compostos antioxidantes presentes nos alimentos:

Vitamina E – previne o mau colesterol e também impede a oxidação da LDL. As vitaminas são encontradas em: nozes, avelã, sementes e óleo de peixe.

Vitamina C – previne danos causados pelos oxidantes e age na parte de nutrição das células. Encontra-se em: kiwi, abacaxi, laranja e morango.

Carotenoides – pertencem ao grupo o betacaroteno e o licopeno. Estão presentes nos seguintes alimentos: frutas vermelhas, abóbora, damasco, beterraba, pitanga, mamão, manga, cenoura e batata doce.

Polifenois – os principais integrantes do grupo são os resveratrol e os flavonoides. Estão presentes em: alface roxa, chocolate, couve , canela, orégano , azeite, chá , rúcula , espinafre, brócolis, banana, uva , gengibre, goiaba, nozes , vinho tinto e cravo.

Agora você já deve ter percebido que o segredo está na horta, alimentos naturais, então faça uma alimentação bem colorida com os alimentos citados e se beneficie de mais saúde e juventude.

 

>>> Cardápio para Anti-Envelhecimento

Café da Manhã

  • Opção 1: 01 fatia de pão integral, 01 col sobremesa de margarina Becel, 01 copo de suco de frutas vermelhas
  • Opção 2: 01 copo de suco de abacaxi com hortelã,01 fatia de pão integral, 01 col sopa de cream cheese
  • Opção 3: 02 torradas integrais, 01 col sobremesa de geléia diet,01 xícara de chá de camomila
  • Opção 4: 03 biscoitos integrais,01 col sobremesa de requeijão light,01 xícara de leite desnatado com café

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 01 copo de vitamina de maçã
  • Opção 2: 01 copo de suco de limão
  • Opção 3: 02 nozes
  • Opção 4: 01 cacho pequeno de uvas

Almoço

  • Opção 1: 01 pires de salada verde,02 col sopa arroz integral, 01 col sopa feijão,01 fatia de lagarto ao molho madeira,02 col sopa mandioquinha salsa
  • Opção 2: 01 pires de salada de escarola,01 filé de frango grelhado,02 col sopa de nhoc
  • Opção 3: 01 pires de salada de alface e rúcula,01 pedaço de frango assado,02 col sopa de chuchu,02 col sopa de arroz integral
  • Opção 4: 01 pires de salada de alface, tomate e pepino,02 col sopa de arroz integral,02 almôndegas bovinas, 01 concha pequena de feijão

Café da Tarde

  • Opção 1: 01 copo de suco de laranja e cenoura
  • Opção 2: 01 Yakult
  • Opção 3: 01 barra de cereais
  • Opção 4: 1/2 unid de mamão papaia

Jantar

  • Opção 1: 01 pires de salada de agrião e palmito,01 posta de peixe assado,02 col sopa de purê de batata
  • Opção 2: 02 col sopa macarrão integral, 02 col sopa de frango desfiado
  • Opção 3: 01 prato de sobremesa de salada de alface e tomate, 01 fatia de torta de frango,02 col sopa de legumes refogados
  • Opção 4: 01 fatia de pizza de mussarela com palmito

Ceia

  • Opção 1: 01 fatia de abacaxi
  • Opção 2: 01 banana
  • Opção 3: 05 morangos
  • Opção 4: 01 laranja

 

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