GORDURA SATURADA FAZ MAL? VERDADES E MITOS (2016)

Tudo Sobre Gordura Saturada

GORDURA SATURADA FAZ MAL VERDADES E MITOS

Gordura Saturada: Bom ou Ruim?

Dizem que a gordura saturada não é boa para a saúde.

Dizem que eleva os níveis de colesterol e nos da ataques cardíacos.

No entanto, muitos estudos recentes sugerem que o verdadeiro quadro é mais complicado do que isso.

 

(VÍDEO) Gordura Saturada Faz Mal?

 

>> O que é gordura saturada?

 

” Gorduras” são macronutrientes.

Ou seja, nutrientes que consumimos em grandes quantidades e nos dão energia.

Cada molécula de gordura é feita de uma molécula de glicerol e três ácidos gordos que pode ser saturado, monoinsaturado ou poli-insaturado.

O que este material “saturação” tem a ver com, é o número de ligações duplas na molécula.

Os ácidos graxos saturados não têm ligações duplas, ácidos graxos monoinsaturados têm uma ligação dupla e ácidos graxos poli-insaturados têm duas ou mais ligações duplas. Aula de química pessoal.

Outra forma de expressar isso, é que os ácidos gordos saturados têm todos os átomos de carbono (C) totalmente “saturados” com átomos de hidrogênio(H).

Os alimentos que são ricos em gordura saturada incluem carnes gordas, banha, produtos lácteos, como manteiga e creme, coco, óleo de coco, óleo de palma e chocolate escuro.

Na verdade, “gorduras” contêm uma combinação de ácidos gordos diferentes. Sem gordura é pura gordura saturada, ou mono ou poli-insaturada pura.

Mesmo os alimentos como a carne contêm também uma quantidade significativa de gorduras mono e poli-insaturadas.

As gorduras saturadas que são saturadas (como manteiga) tendem a ser sólidas à temperatura ambiente, enquanto as gorduras, que são na sua maioria insaturados (como o azeite) são líquidas à temperatura ambiente.

Como outras gorduras, gorduras saturadas contém 9 calorias por grama.

Em conclusão: gorduras saturadas são gorduras que contem uma elevada proporção de ácidos gordos saturados que não contêm ligações duplas, e tendem a serem mais sólidos que as gorduras insaturadas.

 

>> Por que as pessoas pensam que ela é prejudicial?

 

No século 20, houve uma grande epidemia de doenças cardíacas ocorrendo soltas na América.

Ela costumava ser uma doença rara, mas muito rapidamente ela disparou e se tornou a causa número um de morte, (ainda é).

Os pesquisadores descobriram que a ingestão de gordura saturada pareceu aumentar os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Este foi um achado importante, no momento, porque eles também sabiam que ter níveis elevados de colesterol era associado a um risco aumentado de doença cardíaca.

Isto levou as seguintes suposições sendo feitas:

Se a gordura saturada aumenta o colesterol (A causa B) e colesterol provoca doenças cardíacas (B provoca C), então isso deve significar que a gordura saturada causa doença cardíaca.

No entanto, no momento, essa dedução surgiu com sem qualquer evidência experimental em seres humanos .

Esta hipótese (chamada de “hipótese da dieta cardíaca”) foi baseada em premissas, dados observacionais e estudos em animais.

A hipótese da dieta cardíaca, em seguida, se transformou em política pública em 1977 , até porquê antes ela nunca havia se provado verdadeira.

Mesmo que agora temos uma abundância de dados experimentais em seres humanos que mostram que esses dados na realidade são relativos, as pessoas ainda estão sendo orientadas a evitar a gordura saturada, a fim de reduzir o risco de doença cardíaca.

Em conclusão: as gorduras saturadas têm sido tratadas como causa de doença cardíaca através do aumento do colesterol no sangue. No entanto, não há evidência experimental que esteja sempre diretamente ligada a gordura saturada para doença cardíaca.

 

(VÍDEO) Gordura Saturada e Insaturada (Monoinsaturada e Poliinsaturada)

 

>> Gordura saturada pode aumentar o LDL (o “mau colesterol”), mas também HDL (o “bom”) colesterol

 

É importante perceber que a palavra ” colesterol ” é muitas vezes usado de forma imprecisa.

HDL e LDL, os “bons” e “maus” colesterois, não são, na verdade, o colesterol, eles são proteínas que transportam o colesterol em torno do corpo, conhecidas como lipoproteínas .

LDL significa lipoproteína de baixa densidade e HDL significa lipoproteína de alta densidade. Todo o “colesterol” é idêntico.

Na primeira, os cientistas só mediu o colesterol “Total”, que inclui colesterol dentro LDL e HDL. Mais tarde, eles aprenderam que, enquanto LDL estava ligada ao aumento do risco, HDL estava ligado à redução do risco.

Colesterol “total” é realmente um marcador altamente defeituoso porque ele também inclui o HDL. Então, ter um alto HDL (de proteção), na verdade, contribui.

Porque a gordura saturada elevou os níveis de LDL, parecia lógico supor que isso iria aumentar o risco de doença cardíaca. Mas os cientistas ignoraram na maior parte o fato de que a gordura saturada também aumenta o HDL.

Tudo o que se disse, uma nova pesquisa mostrou que LDL não é necessariamente “ruim” porque há diferentes subtipos de LDL:

Pequena, LDL de baixa densidade: Estas são pequenas lipoproteínas que podem penetrar a parede arterial facilmente, o que conduz a doença cardíaca.

Grande LDL: Estas lipoproteínas são grandes e macias e não penetram nas artérias.

As partículas pequenas e densas também são muito mais suscetíveis a tornar-se oxidadas, que é um passo crucial no processo da doença cardíaca.

Pessoas com partículas de LDL na sua maioria pequenas têm três vezes maior risco de doença cardíaca, em comparação com aqueles com partículas de LDL na sua maioria de grande porte.

Então, se queremos reduzir o nosso risco de doença cardíaca, queremos ter partículas de LDL na sua maioria grandes e tão pouco dos pequenos quanto possível.

Aqui está um pouco de informação interessante que muitas vezes é ignorada pelo “mestres nutricionistas”, comer gordura saturada muda as partículas de LDL de pequena, para grande.

O que isto significa é que mesmo que a gordura saturada possa aumentar ligeiramente LDL, eles estão a mudar a LDL para um subtipo benigna, que está associada com uma redução do risco de doença cardíaca.

Mesmo os efeitos da gordura saturada na LDL não são tão dramáticas como você pode pensar. Embora elas aumentem LDL no curto prazo, a abundância de estudos de observação a longo prazo não encontram nenhuma ligação entre os níveis de consumo de gordura saturada e LDL.

Também parece depender do “comprimento da cadeia” do ácido gordo. Por exemplo, o ácido palmítico (16 carbonos) pode aumentar o LDL, enquanto que o ácido esteárico (18 carbonos) não.

Agora, os cientistas perceberam que não é apenas sobre a concentração de LDL ou o tamanho das partículas, mas o número de partículas de LDL (chamado de LDL-p ) flutuando na corrente sanguínea.

Dietas de baixo carboidrato, que tendem a serem ricas em gordura saturada, podem reduzir o LDL-p, enquanto dietas de baixo teor de gordura podem ter um efeito adverso e levantar o LDL-p.

Em conclusão: As gorduras saturadas elevam o HDL (o “bom” colesterol) e mudam o LDL de pequeno, denso (ruim) a LDL Grande, que é principalmente benigno.

No geral, as gorduras saturadas não prejudicam o perfil lipídico no sangue, como se acreditava anteriormente.

 

>> Será que a gordura saturada causa doença cardíaca?

 

Os efeitos supostamente nocivos da gordura saturada são a pedra angular de orientações dietéticas modernas.

Por isso, este tema tem recebido enormes quantidades de financiamento.

No entanto, apesar de décadas de pesquisa e bilhões de dólares gastos, os cientistas ainda não foram capazes de demonstrar uma ligação clara.

Vários estudos recentes de revisão que combinaram dados de vários outros estudos, descobriram que não há realmente nenhuma ligação entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas.

Isso inclui uma revisão de 21 estudos com um total de 347,747 participantes, publicado em 2010. Sua conclusão: não há absolutamente nenhuma associação entre gordura saturada e doenças cardíacas.

Outra revisão publicada em 2014 analisou dados de 76 estudos (ambos os estudos observacionais e ensaios clínicos controlados) com um total de 643,226 participantes. Eles não encontraram nenhuma ligação entre gordura saturada e doenças cardíacas.

Temos também uma revisão sistemática da Cochrane Collaboration, que combina dados de vários ensaios clínicos randomizados.

De acordo com a sua avaliação, publicada em 2011, a redução da gordura saturada tem nenhum efeito sobre a morte ou a morte por doença cardíaca.

No entanto, eles descobriram que a substituição de gordura saturada por gordura insaturada reduzia o risco de eventos cardíacos (mas não a morte) em 14%.

Isto não implica que as gorduras saturadas são “ruins”, apenas que certos tipos de gorduras insaturadas (principalmente ômega-3 ) são protetoras, enquanto que as gorduras saturadas são neutras.

Então, os maiores e melhores estudos sobre gorduras saturadas e doenças cardíacas mostram que não existe uma ligação direta.

Era um mito tempo todo.

Infelizmente, os governos e as organizações de saúde “mainstream” parecem relutantes em mudar as suas mentes e continuar a promover o velho dogma do baixo teor de gordura.

Em conclusão: A ligação entre gordura saturada e doenças cardíacas tem sido estudada intensamente durante décadas, mas os estudos maiores e melhores mostram que não existe uma associação estatisticamente significativa.

 

(VÍDEO) Gordura Saturada e Insaturada

 

>> Será que uma dieta baixa em gordura saturada tem quaisquer benefícios para a saúde, ou ajuda a viver mais tempo?

 

Vários estudos maciços têm sido realizados sobre a dieta de baixa gordura.

Esta é a dieta recomendada pelo USDA e as principais organizações de saúde de todas as partes do mundo.

O principal objetivo desta dieta, é o de reduzir o consumo de gordura saturada e o colesterol.

Esta dieta também recomenda o aumento do consumo de frutas, legumes e grãos integrais, junto com redução do consumo de açúcar.

Outros estudos maciços confirmaram que a dieta de baixa gordura não fornece nenhum benefício para a doença cardíaca ou o risco de morte.

Vários estudos que substituíram a gordura saturada com óleos vegetais poli-insaturados mostrou que mais pessoas nos grupos de óleos vegetais acabaram morrendo.

É interessante ver que a obesidade subiu em outra época.

 

>> Pessoas com certas condições médicas podem querer minimizar gordura saturada

 

Os resultados da maioria dos estudos são baseados em médias.

Os estudos mostram claramente que, em média , ácidos gordos saturados não aumentam o risco de doença cardíaca.

No entanto, dentro dessas médias, há espaço para variabilidade individual.

Talvez a maioria das pessoas não tenham nenhum efeito, enquanto outros experienciem diminuição do risco e ainda outros experimentem um aumento do risco.

Dito isto, há definitivamente algumas pessoas que podem querer minimizar a gordura saturada na dieta.

Isto inclui pessoas com uma doença genética chamada hipercolesterolemia familiar, bem como as pessoas que têm uma variante genética chamado ApoE4.

Com o tempo, a ciência da genética mais certamente vai descobrir mais maneiras em que a dieta afeta o nosso risco individual para a doença.

Em conclusão: Algumas pessoas podem querer minimizar a ingestão de gordura saturada, incluindo as pessoas com hipercolesterolemia familiar ou um gene chamado ApoE4.

 

>> Gordura saturada é excelente para cozinhar alimentos que são ricos em TI e tendem a ser saudáveis e nutritivos

 

A gordura saturada tem alguns aspectos benéficos importantes que raramente são mencionados.

Por exemplo, as gorduras saturadas são excelentes para cozinhar. Porque elas não têm ligações duplas, são altamente resistentes a danos induzidos por calor.

As gorduras poliinsaturadas, por outro lado, facilmente oxidam quando são aquecidas.

Por esta razão, o óleo de coco, banha e manteiga são todos excelentes opções para cozinhar, especialmente para métodos de cozimento de alta temperatura, como fritura.

Os alimentos que são naturalmente ricos em gordura saturada também tendem a ser saudáveis e nutritivos, enquanto você está comendo alimentos não processados.

Estes incluem carnes / levantadas, produtos lácteos provenientes alimentados com capim vacas, chocolate e coco.

Em conclusão: As gorduras saturadas são excelentes matérias gordas para se cozinhar e alimentos que são ricos em gordura saturada tendem a ser saudáveis e nutritivos.

 

(VÍDEO) Derrubando o Mito da Gordura Saturada

 

>> As gorduras “ruins” você deve evitar como uma peste

 

Existem muitos tipos diferentes de gordura.

Algumas deles são boas para nós, outras neutros, mas outras são claramente prejudiciais.

As evidências apontam para gorduras saturadas e monoinsaturadas sendo perfeitamente seguras e talvez até mesmo absolutamente saudável.

No entanto, a situação é um pouco mais complicada com gorduras poli-insaturadas.

Quando se trata delas, temos ambos os ômega-3 e ômega-6.

Precisamos levar estes dois tipos de ácidos graxos em um certo equilíbrio, mas a maioria das pessoas estão comendo muito ácidos graxos Omega-6 nos dias de hoje.

É uma boa ideia comer em abundância o ômega-3 (peixes gordos), mas a maioria das pessoas faria melhor, reduzindo o consumo de Omega-6.

A melhor maneira de fazer isso é evitar semente e óleos vegetais como óleos de soja e milho, assim como os alimentos processados que os contêm.

Outra classe de gorduras artificiais é a gordura trans, também é muito prejudicial.

As gorduras trans são feitas por exposição de óleos vegetais poli-insaturados a um processo químico que envolve o calor elevado, gás hidrogênio e um catalisador de metal.

Estudos mostram que as gorduras trans levam à resistência à insulina, a inflamação, a acumulação de gordura na barriga e aumenta drasticamente o risco de doença do coração.

Então, coma gorduras saturadas, gorduras monoinsaturadas e ômega-3, mas evite gorduras trans e óleos vegetais processados.

Em conclusão: As gorduras verdadeiramente prejudiciais são as gorduras trans artificiais e óleos vegetais processados ricos em ácidos graxos e ômega-6.

 

>> Culpar problemas de hoje baseados no passado exige sentido

 

As autoridades de saúde têm passado uma imensa quantidade de recursos para estudar a ligação entre gordura saturada e doenças cardíacas.

Apesar de milhares de cientistas, décadas de trabalho e bilhões de dólares gastos, esta hipótese ainda não foi apoiada com boas provas.

O mito de gordura saturada não foi provado no passado, não está provado hoje e nunca vai ser provado, porque é apenas algo totalmente errado.

Não é só por esse mite não ser suportado por evidências científicas, é por também ser facilmente refutado com algum senso comum.

Os seres humanos e pré-humanos foram comer gordura saturada por centenas de milhares (senão milhões) de anos, mas a epidemia de doenças cardíacas começou há cem anos atrás.

Culpar novos problemas de saúde sobre os alimentos velhos simplesmente não faz sentido.

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