Dieta Refluxo Gastroesofágico: Dieta de Nutricionista

Tudo Sobre Refluxo Gastroesofágico

refluxo gastroesofágico

Reeducação Alimentar é uma alternativa para resolver de vez o refluxo gastroesofágico

Sintomas como estômago cheio, náusea, queimação e dor torácica pode ser um sinal refluxo gastroesofágico , que é o retorno do que está dentro do estômago para o esôfago.

Já é possível através de exames um diagnostico completo em relação ao refluxo, o problema ocorre quando o esfíncter esofágico não se fecha corretamente.

No exame de endoscopia é possível detectar a esofagite, resultante do refluxo. Segue algumas dicas para você se livrar desse desconforto.

 

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1. Procure comer mais vezes ao dia

Não coma uma porção grande de comida e depois fique mais de 3 horas sem se alimentar, além de um habito que causa obesidade pode piorar o refluxo.

Então coma de 3 em 3 horas em poucas porções 300 gramas.

2. Não durma depois das refeições

Dormir logo depois das refeições pode facilitar o encaminhamento do alimentos para o esôfago, devido a ausência de gravidade, por isso não coma nada 02 horas antes de dormir e de preferencia refeições leves.

3. Diminua a quantidade de café, chocolate e cigarro

Alguns alimentos relaxam o esfíncter esofágico inferior, são eles: o cigarro, chocolate e no café que podem facilitar que a comida volte, “vômito.”

4. Evite bebidas gasosas

As bebidas gasosas ficam cumuladas no tubo digestório, dilatando o estômago, o que facilita o refluxo. Evite bebidas como: refrigerantes, água com gás e outras.

5. Evite alguns condimentos

Alguns temperos como pimenta pode aumentar a chance de refluxo através da produção da secreção de ácido. Uma dica é adicionar ervas aromáticas em vez de pimenta na comida.

6. Reduza a quantidade de frituras

A alimentação gordurosa contém alta taxa de gordura e sobrecarregam o estômago, fazendo com que o alimento resulta no caminho contrário e você vomite.

7. Fuja das roupas apertadas

Algumas peças de roupas apertadas na região do abdômen, como: cintas e cintos, calças, faz com que a pressão aumente causando facilidade no refluxo do ácido para o esôfago e consequentemente o desconforto estomacal.

 

>> Dieta Refluxo

Café da Manhã

  • Opção 1: 01 fatia de pão de forma integral, 1 col sobremesa de margarina light, 01 xícara de leite desnatado,05 morangos
  • Opção 2: 01 unid de pão francês sem miolo, 01 fatia de queijo Minas, 01 xícara de chá de camomila
  • Opção 3: 01 fatia de pão integral, 01 fio de azeite de oliva, 01 xícara de leite desnatado
  • Opção 4: 01 unid de pão francês sem miolo, 1 col sobremesa de requeijão light, 01 banana

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1/2 mamão papaia
  • Opção 2: 150mL de suco de uva diet
  • Opção 3: 150mL de suco de pêssego
  • Opção 4: 01 unid maçã

Almoço

  • Opção 1: 01 prato de sobremesa de salada verde, 02 col sopa arroz integral, 01 fatia de carne magra assada,1 col sopa feijão
  • Opção 2: 01 prato de sobremesa de salada de alface americana, almeirão,tomate cereja,02 col sopa de chuchu cozido, 02 col sopa de carne moída
  • Opção 3: 01 prato de sobremesa de salada de rúcula, tomate, hortelã,ricota, 02 pegadores de macarrão cozido sem molho de tomate, 1 posta de peixe assado
  • Opção 4: 01 pires de salada de ervilha fresca, alface e tomate cereja, 02 col sopa de arroz integral, 02 col sopa de abobrinha refogada, 01 pedaço de frango assado

Lanche da Tarde

  • Opção 1: 01 ameixa preta
  • Opção 2: 01 taça de creme de abacate
  • Opção 3: 02 cookies integrais, 01 xícara de chá de gengibre
  • Opção 4: 01 copo de água de coco

Jantar

  • Opção 1: 01 pires de salada de couve,02 col sopa arroz integral,01 col sopa feijão,1 fatia de lombo assado,
  • Opção 2: 01 prato de sobremesa de salada de alface, cenoura ralada, manga, 01 filé de frango com azeite
  • Opção 3: 01 pires de alface, 2 col sopa de arroz integral, 01 col sopa de lentilha, 01 fatia de lombo assado com alecrim
  • Opção 4: 01 prato de sobremesa de salada de agrião, chicória, repolho,2 pegadores de macarrão com atum

Ceia

  • Opção 1: 01 unid. pêssego
  • Opção 2: 01 ameixa fresca
  • Opção 3: 01 xícara de chá de erva cidreira
  • Opção 4: 01 xícara de chá de erva doce

 

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