Dieta para Enxaqueca Crônica: Novo Cardápio Barato 2017

Tudo Sobre Dieta para Enxaqueca Crônica: Novo Cardápio Barato

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Alimentos que Ajudam a Prevenir dor de Cabeça e Enxaqueca

Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 75% dos adultos entre 18 e 65 anos já sofreu com esse sintoma ao longo da vida.

A dor de cabeça pode ser causada por diferentes fatores, como tensão, traumas, medicamentos e alterações inflamatórias (dentre elas a sinusite).

O desenvolvimento de uma crise de enxaqueca alimentação depende de um “gatilho” ou de uma influência do ambiente.

Pode existir a sensibilidade para um ou outro alimento.

O paciente deve procurar identificar ou associar a ingestão do alimento com o surgimento da crise, evitando a utilização do alimento que sirva de gatilho para desencadear a crise.

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Mas há comidas que ajudam a prevenir a dor de cabeça.

Confira abaixo esses alimentos:

> Café

O café pode ser benéfico para aqueles que sofrem de dor de cabeça provocada pela tensão, mas é preciso ter cuidado com o excesso.

 

> Salmão e sardinha

Peixes de água fria, como salmão e sardinha, são bons alimentos para quem deseja evitar a enxaqueca e a dor de cabeça.

Isso porque eles possuem altas concentrações de ômega-3, ácido graxo que atua no combate a inflamações e entupimentos de vasos sanguíneos, e na diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides e da pressão arterial.

 

> Cenoura

A cenoura é rica em antioxidantes e, por isso, é benéfica para reduzir as dores de cabeça. Isso acontece porque diminui a produção de substâncias inflamatórias no corpo, as chamadas prostaglandinas.

Outros benefícios da cenoura são a melhora da pele e da visão.

 

> Gengibre

O gengibre é uma boa fonte de antioxidantes. Além de prevenir dor de cabeça, o ingrediente é um bom parceiro no tratamento caseiro da enxaqueca e de gripes e resfriados.

 

> Couve

A couve é repleta de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, capaz de prevenir dores de cabeça, enxaqueca e outras doenças, inclusive o câncer.

 

> Banana

A banana ajuda a combater às dores de cabeça, pois possui grande quantidade de triptófano, um aminoácido necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina (importante para o sono e bom humor).

 

> Cereais integrais

Os cereais integrais também podem ser úteis na prevenção da enxaqueca e da dor de cabeça.

Produtos como aveia, trigo, arroz, milho, centeio e cevada possuem não só triptófano, como também boas concentrações de magnésio, assim como a banana.

 

> Ovos

O ovo possui várias de vitaminas do complexo B (notadamente a B1, B2, B3, B5, B9 e B12) em sua composição.

Além de ajudar na prevenção dessas dores, os ovos ainda são bons para desenvolver a musculatura e melhorar a saúde dos olhos.

 

> Ervilha

A ervilha também possui um bom índice de vitaminas do complexo B (principalmente B2, B5 e B9) e é rica em cálcio e em ferro.

 

> Vegetais de cor verde escura

Brócolis, agrião, rúcula e outros vegetais de cor verde escura são aliados de quem sofre de enxaqueca devido aos bons níveis de vitaminas do complexo B, antioxidantes e magnésio, além de outros nutrientes, como vitamina A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Assim, elas atuam também na prevenção de outras doenças, como o AVC (acidente vascular cerebral) e o câncer.

 

> Batata

A batata é rica em magnésio, mas não vale a pena consumir frito. Ela é um bom remédio para enxaqueca.

 

> Leite desnatado e queijos magros

O aminoácido triptófano também está presente no leite e derivados. No entanto, o ideal é consumir suas versões mais magras, já que a gordura não ajuda contra a dor de cabeça.

 

(VÍDEO) 17 Alimentos para Combater a Dor de Cabeça (Cardápio)

 

>>> CARDÁPIO PARA PREVENIR DOR DE CABEÇA

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de leite desnatado, 2 torradas integrais, 2 colheres de geléia de frutas vermelhas
  • Opção 2: 1 copo de iogurte desnatado, 2 colheres de granola, 1 banana
  • Opção 3: 1 frasco de leite fermentado, 1 pão francês integral com geleia de frutas, 1 pêra
  • Opção 4: 1 copo de suco de 3 laranjas batido com ¼ de cenoura, 2 fatias de pão integral

 

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1 pêra
  • Opção 2: 1 torrada com geleia de damasco
  • Opção 3: 1 banana com mel e aveia
  • Opção 4: Suco anti enxaqueca: um pedaço de melancia, meia folha de couve, um punhado de gengibre ralado, 1 colher café de linhaça dourada, gelo e água de coco. Bater todos os itens no liquidificador e tomar em seguida

 

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate, acelga, agrião, beterraba, vagem, temperados com azeite de oliva extra virgem, vinagre balsâmico e sal, 1 1/2 escumadeira de arroz integral, 1/2 concha de feijão, 1 posta de atum com alecrim, 1 fatia grossa de abacaxi
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de soja com vinagrete, 2 quadrados pequenos de lasanha, 1 taça de salada de frutas
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de alface americana, tomate cereja, cenoura, vagem e manga, 1 porção de frango assado com molho de gengibre, 2 pegadores de macarrão com alcachofra, 1 cacho de uvas
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de grão de bico e 1 laranja, 1 pires de frango cozido, 3 colheres sopa de arroz integral, 4 colheres sopa de abóbora refogada ,1 porção de gelatina dietética

 

Lanche da Tarde

  • Opção 1: 2 biscoitos de aveia, 1 xícara de chá de erva-cidreira
  • Opção 2: 1 xícara de abacate com mel e gergelim
  • Opção 3: 1 copo de suco de manga
  • Opção 4: Suco de ½ xícara chá de polpa de goiaba, 1 banana nanica pequena, 3 unidades de biscoito maisena

 

Jantar

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula com vinagrete, 1 pão francês integral,01 unid filé de frango desfiado,02 col sopa cenoura ralada
  • Opção 2: 1 porção de yakissoba
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de grão-de-bico, alho, cebola, manjericão e orégano, 1 filé de salmão, 1 escumadeira de arroz com passas, 2 colheres de abóbora com cheiro-verde
  • Opção 4: 1 prato sobremesa de salada de couve manteiga refogada, tomate e cebola temperada com um fio de azeite extra virgem, sal e limão, 2 colheres sopa de purê de batata, 4 colheres sopa de frango cozido com tomate, mandioquinha e pimentão

 

Ceia

  • Opção 1: 2 fatias de manga
  • Opção 2: 1 maçã
  • Opção 3: 1 tangerina
  • Opção 4: 1 maçã

ATUALIZADO: 02.12.16 (INFOGRÁFICO)

 

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