CARDÁPIO PARA UMA DIETA COM POUCO CARBOIDRATO (2016)

Guia Com Cardápio de Dieta com Pouco Carboidrato

CARDÁPIO PARA UMA DIETA COM POUCO CARBOIDRATO

Dieta Baixa em Carboidratos: Salsicha, carne, queijo e manteiga, estes alimentos nos recompensam com alguns quilos a mais.

Será revelado o que há de realmente eficiente na dieta com baixos carboidratos utilizada ainda hoje pelos seguidores de Atkins.

Há mais de trinta anos a dieta de baixo carboidrato é uma garantia para o emagrecimento rápido, sem passar fome.

Robert Atkins desenvolveu a dieta que leva o seu nome e conseguiu tornar este método um dos mais populares de seu tempo.

A ideia tem o seu charme: você pode comer salsichas com queijo, perder peso e ainda não passar fome.

O queijo e o leite são muito elogiados como uma fonte de proteína por exemplo. Muita proteína dificulta e muito o ganho de peso.

Mas os hidratos de carbono são os principais responsáveis pelo ganho de peso e devem ser eliminados desta dieta.

Portanto, este é o princípio supremo de todas as formas de dieta baixa em carboidratos, reduzindo drasticamente os hidratos de carbonos. O termo CARB, em inglês, é um diminutivo para “carboidratos”.

 

Nenhum ou quase nenhum carboidrato na dieta baixa em carboidratos

A dieta baixa em carboidratos baseia-se na seguinte observação: foi realizado um estudos com pessoas que queriam perder peso e elas foram encorajadas a simplesmente restringir a gordura da dieta.

Com isso, elas usavam muitos alimentos ricos em carboidratos como massas e arroz. Mas ficou evidente que o peso começou a aumentar, ao invés de diminuir, devido ao aumento no consumo de carboidratos.

Este fenômeno explica que os carboidratos são quebrados pelo açúcar do corpo, conhecido como glicose. Por sua vez, a glicose pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

O corpo responde a este aumento da secreção de insulina. E quanto mais insulina é produzida, mais rápido o nível de açúcar desde, fazendo com que o corpo sinta mais desejo por açúcar e carboidratos.

Essa “orgia alimentar” leva o corpo a acumular depósitos de gordura que se tornam difíceis de eliminar. Por este motivo os carboidratos ficam de fora desta dieta.

Portanto, uma redução de peso deve ser alcançada, com uma redução de hidratos de carbono? Os defensores da dieta baixa em carboidratos concluíram que sim.

Os hidratos de carbono, portanto, devem desaparecer em grande parte do plano de refeições.

 

Efeito da dieta baixa em carboidratos

Enquanto pães, massas e também muitas frutas e muitos vegetais devem ser evitados; alimentos como carne, queijo, salsicha e produtos lácteos são elogiados.

As claras de ovos aumentam muito os níveis da taxa metabólica basal do corpo e diminuem os depósitos de gordura.

Na teoria, é uma dieta perfeita. Mas a realidade é bem diferente.

Alguns estudos mostram que a dieta de baixo carboidrato traz alguns riscos para a saúde. Os sintomas iniciais podem ser náuseas, dores de cabeça e mau hálito.

Além disso, a alta ingestão de gordura pode levar ao risco de doenças cardiovasculares. As grandes quantidades de proteínas podem ser perigosas também, especialmente em pessoas com problemas nos rins e fígado.

 

Dieta equilibrada, ao invés da dieta baixa em carboidratos

Especialistas em nutrição desaconselham uma dieta rica em proteínas e unilateral como a dieta baixa em carboidratos.

Só um nutrição consistente que abrange todas as classes de nutrientes, pode garantir um abastecimento suficiente de vitaminas e minerais.

Uma dieta baixa em carboidratos estrito não faz sentido, porque ao voltar para a alimentação normal você pode sofrer com o chamado efeito ioiô, ou seja, ganhar de volta todo o peso perdido.

Conclusão: os carboidratos precisam ficar no menu.

Quem quer reduzir o peso, precisa trocar os hidratos de carbono simples pelos complexos que vêm dos grãos integrais.

Estes carboidratos passam mais lentamente na corrente sanguínea e não provocam aumentos e quedas abruptas nos níveis de insulina.

 

Dieta baixa em carboidratos: receitas para um plano diário

É por isso que muitos optam pela dieta de baixos carboidratos de uma forma leve e permanente.

Muitos renunciam aos hidratos de carbono em pelo menos uma refeição: o jantar. Ou eles dispensam totalmente esta refeição ou comem apenas pratos com proteínas e legumes.

Podem-se usar alternativas mais saudáveis para substituir o trigo como a farinha de soja ou de tremoço.

Veja como seria um dia em uma dieta com baixos carboidratos:

 

Café da manhã: ovos mexidos com tomate.

Bata três ovos com um pouco de creme de leite e uma pitada de sal, despeje tudo em uma panela quente com um pouco de óleo.

Você pode aumentar os ovos mexidos e colocar algumas fatias de tomate no final.

 

Almoço: lombo de porco refogado.

Refogue fatias pequenas de lombinho de porco em um pouco de óleo, em seguida retire a carne e reserve.

Na mesma panela, refogue os legumes de sua preferência que podem ser: pimentão,berinjela, erva-doce, cebola, brócolis e alho.

A carne volta no final do preparo. Tempere tudo a gosto com suco de limão e molho de soja.

 

Algo doce para o lanche: Bolos com baixas calorias.

Misture dois ovos, 100 g de manteiga, 100 g de chocolate derretido, adoçante a gosto, 100 g amêndoas, fermento em pó e baunilha.

Misture todos os ingredientes e leve ao forno para assar lentamente em 170 graus.

 

Noite: barcos de abacate com caranguejo. Cozinhe o caranguejo que foi marinado apenas no suco de limão.Corte os abacates ao meio e retire parte da polpa, pingue algumas gotas de suco de limão.

Misture os caranguejos cozidos com tomates-cereja picados e creme de leite, tempere com sal e pimenta a gosto. Preencha tudo nas metades de abacate.

Todas as receitas são compatíveis com a dieta de baixos carboidratos. É utilizado um pouco de carboidrato para não tornar cansativo o sabor da proteína.

 

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Cardápio de Baixo Carboidrato

O endocrinologista Fabiano Serfaty (RJ) mostra o menu de um dia da atriz, após os 30 dias da primeira fase e que dá continuidade ao emagrecimento. Confira:

 

Café da Manhã

– 1 xícara de café expresso sem açúcar (com ou sem adoçante)

– 1 omelete feito com queijo de minas, tomate, cebola, salsinha e cebolinha

 

Lanche da Manhã

– 1 shake à base de proteína ou 1 fruta

 

Almoço

– Salada de folhas verdes à vontade

– 2 col. (sopa) de arroz integral

– Legumes e verduras à vontade

– 3 filés de frango ou de carne magros

 

Lanche da Tarde

– 1 sanduíche feito com pão integral com queijo de minas e peito de peru

– 1 pote de iogurte light

 

Jantar

– Salada verde e legumes à vontade

– 3 filés de frango, carne ou peixe magros

– 1 pote de gelatina diet

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