27 Incriveis Remédios Caseiros Fadiga, Cansaço e Exaustão

Tudo Sobre Remédios Caseiros Fadiga, Cansaço e Exaustão

Remédios Caseiros Fadiga, Cansaço e Exaustão

>> Remédios Caseiros Naturais: Fadiga

As pessoas queixam-se de um sentimento de exaustão, que os médicos frequentemente chamam de fadiga. Descubra como se sentir melhor, naturalmente

Sentir-se cansado é muito desanimador, desmoralizante e frustrante. Você quer correr como um cavalo puro-sangue, mas sente-se preso na lama.

Metade do tempo você está lutando para ficar acordado. A vida está passando, e você não consegue acompanhá-la. Apenas a força de vontade não funciona, então o que faz?

Às vezes sua melhor aposta é uma reconstrução total de energia — mudanças na maneira de comer, beber e exercitar-se.

Alguns suplementos podem ajudar, ou talvez sua solução seja simples: dormir melhor.

Claro, você também pode consultar o seu médico e fazer alguns exames para confirmar ou descartar: hipotireoidismo, anemia, deficiência de vitamina B12 e outras condições que podem causar a fadiga.

Muitas vezes a fadiga é acompanhada pela falta de motivação e baixo desejo sexual.

Uma longa lista de condições médicas e questões de estilo de vida podem contribuir para a fadiga, incluindo: a falta de sono, alimentação inadequada, gripe, obesidade, alergias, infecções, anemia, abuso de álcool, hipotireoidismo, doença cardíaca, câncer, diabetes e AIDS.

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>> Cura rápida para a fadiga

Para um estímulo rápido, coloque duas gotas de óleo de hortelã em um tecido ou um lenço, segure no nariz e respire profundamente.

Caso tenha mais tempo, adicione duas gotas de óleo para banheira juntamente com quatro gotas de óleo de alecrim para um banho revigorante.

Deite de costas e use travesseiros para apoiar os pés em um nível superior de sua cabeça ou, melhor ainda, deite-se em um banco de exercício ajustável ou outra superfície que incline.

Na Índia, iogues combatem a fadiga através de tais práticas incentivando o fluxo sanguíneo para o cérebro, que aumenta o estado de alerta.

 

>> Comer para vencer a fadiga

Coma um bom café da manhã junto com várias pequenas refeições e lanches saudáveis durante todo o dia. É melhor do que comer duas ou três grandes refeições.

Tente limitar o tamanho de suas refeições para 300 calorias. Isto manterá seus níveis de açúcar no sangue estáveis e ajudará a melhorar a sua energia.

Coma menos alimentos ricos em hidratos de carbono refinados— ou seja, alimentos com açúcar branco ou farinha branca.

Estes alimentos aumentam o açúcar no sangue rapidamente e, em seguida, provocam uma forte queda.

O pão francês, macarrão e bolos não são suas melhores escolhas. Você vai acabar se sentindo fraco e cansado.

Coma mais alimentos ricos em fibras e ricos em hidratos de carbono complexos, tais como cereais integrais, pão de trigo integral e legumes. Eles ajudam a estabiliza o açúcar no sangue.

Reduza a sua ingestão de alimentos gordurosos. Para melhorar a função das glândulas supra-renais, que influenciam a maneira como você metaboliza os nutrientes.

Para isto, você precisa de apenas 10% de gordura saturada em sua dieta.

Corte em fatias uma batata com casca e deixe as peças de molho em água durante a noite. De manhã, beba o suco como um tônico natural repleto de potássio.

Seu corpo precisa deste mineral para a transmissão de impulsos nervosos, fazendo com que os músculos se movam, juntamente com outras funções vitais.

Uma forte deficiência em potássio pode levar aos sintomas da fadiga.

Comer espinafre uma vez por dia é um antigo remédio para aliviar a fadiga, pois todos nós sabemos o que ele faz pelo Popeye.

Você não pode errar. Espinafre contém potássio, bem como muitas vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo energético.

 

>> Complemente sua loja de energia

O ginseng é uma conhecida e antiga cura para os sintomas da fadiga.

Procure por um suplemento contendo pelo menos 4 por cento ginsenosídeos e tome duas cápsulas de 100 mg diariamente.

Este remédio herbal estimula o sistema nervoso e protegerá o seu corpo da devastação de estresse. (Usado em excesso, você terá pressão alta.)

Tente tomar 400 mg de magnésio todos os dias. Este mineral está envolvido em centenas de reações químicas no corpo.

Ele desempenha um papel na mudança de proteína, gordura e hidratos de carbono para fontes de energia. Uma deficiência leve pode ser a causa da fadiga em algumas pessoas.

Ginkgo melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode fazer você se sentir menos cansado e mais alerta. Tome 15 gotas de tintura de ginkgo no período do manhã.

Considere os suplementos de aminoácido carnitina (disponível para venda na Internet).

Este aminoácido ajuda a atividade das mitocôndrias, aumentando o combustível de seu corpo.

Ele pode ser encontrado em alguns alimentos, mas a maioria das pessoas não se fartam em suas dietas. Siga as instruções de dosagem no rótulo.

Coenzima Q10, uma substância produzida pelo organismo, também ajuda a seu mitocôndria a aumentar a energia.

Tome 30 mg duas vezes por dia, no café da manhã e almoço. (Ele é melhor absorvido quando é tomado com alimentos.)

A coenzima Q10 também é encontrada em certos alimentos, incluindo nozes e óleos.

Tome um multivitamínico diariamente para garantir que você receba a quantidade mínima de nutrientes que seu corpo precisa.

As deficiências podem reduzir os seus níveis de energia.

>> Combata a fadiga com bebidas

Beba água o dia todo, pelo menos oito copos. Não espere até que você tenha sede, pois o alarme de”sede” nem sempre é exato. Mesmo uma pequena desidratação pode fazer você ficar fatigado.

Beba poucas bebidas cafeinadas. A cafeína no café e em alguns refrigerantes pode dar-lhe uma explosão de curto prazo de energia, mas na sequência, você terá uma nova queda.

Limite o consumo de álcool. O álcool deprime o sistema nervoso central e também reduz o seu nível de açúcar no sangue.

 

>> Como o exercício pode ajudar

Na maioria dos dias da semana, tente praticar pelo menos 30 minutos de exercício aeróbio.

O exercício não apenas reduz o seu peso (carregar uns quilos extras é muito cansativo), mas lhe dá um impulso da energia. As pessoas que se exercitam regularmente também tendem a dormir melhor.

Considere a ioga ou tai chi. Estas antigas formas de exercício também incluem componentes de relaxamento que podem ser um novo impulso.

Faça exercícios de baixo impacto por pelo menos 10 minutos, quando você se sentir lento.

Normalmente as pessoas com fadiga têm uma diminuição da oferta de difosfato de adenosina (ADP), um “mensageiro” intracelular envolvido no metabolismo energético. Tradução: não há suficientes “faísca” no motor.

Quase qualquer tipo de atividade ajudará: cantar, respirar fundo, caminhar ou praticar um alongamento

 

>> Durma o suficiente

Levante-se sempre no mesmo horário, mesmo nos fins de semana. Seu corpo irá eventualmente pegar o jeito do horário de sono constante.

Vá para a cama mais cedo do que o normal, se você precisa dormir mais. Você precisa ter um horário fixo para as suas noites de sono.

Mantenha sonecas curtas. Se dormir por mais de meia hora durante o dia, seu corpo vai querer mais, e você ficará “grogue” ao acordar.

 

>> Quando deve consultar o seu médico

Se você se sente cansado “o tempo todo” mesmo depois que você tomou medidas para tratar a fadiga, faça uma consulta com seu médico.

Se você tem fadiga juntamente com início súbito de dor abdominal, falta de ar, ou dor de cabeça severa, procure atendimento médico imediato.

Outras sintomas crônicos que podem exigir atenção médica são dores musculares, náuseas, depressão e febre.

 

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